Fonética Articulatória

Acento e Sílaba

ACENtO

Tonicidade

A tonicidade diz respeito à proeminência da qualidade de uma vogal ou de uma sílaba em relação as demais vogais ou sílabas de uma palavra. A tonicidade define, portanto, uma relação comparativa entre as vogais e sílabas de uma palavra e estabelece a proeminência acentual da palavra.

Foneticamente, o elemento com maior proeminência acentual no português – que é sempre uma vogal – tem maior duração (tempo), maior intensidade e maior frequência/altura (tom). Estes são os correlatos físicos da proeminência acentual de uma vogal.

O acento é atribuído às vogais ou às sílabas?

  • As propriedades físicas do acento – duração, intensidade e frequência/altura – são atribuídass às vogais.
  • Intuitivamente, quando segmentadas em porções menores as palavras são divididas em sílabas e não em sons individuais. Pode-se portant, dizer que a proeminência acentual ou tonicidade é atribuída tanto às vogais quanto às sílabas.

São as vogais que recebem as características fonéticas da proeminência acentual. Contudo, é comum tomarmos como equivalentes os termos vogal acentuada ou sílaba acentuada. A opção por dizer vogal ou sílaba acentuada depende do tipo de descrição que se quer apresentar.

Acento Gráfico

Observe que vogal acentuada ou sílaba acentuada não tem a ver com acento gráfico. No português as normas ortográficas predizem que as seguintes vogais podem receber um diacrítico agudo ( ‘) ou cincunflexo ( ˆ ) que correspondem ao acento gráfico, como, por exemplo: cará, café, sapê, sílaba, avô, avó, cúmulo.

Nem toda palavra do português tem um acento gráfico, como, por exemplo batata, belo, pelo, vida, cola, moço, suco. Contudo, toda palavra com mais de uma sílaba tem uma das sílabas com maior proeminência acentual que é denominada vogal ou sílaba acentuada.

O acento gráfico é parte do sistema de escrita e funciona em tal sistema. Nesta página estamos caracterizando o acento na perspectiva Fonética.

Sílabas Tônica e Átonas

A vogal ou sílaba que tem maior proeminência acentual é denominada sílaba tônica ou sílaba acentuada.

Portanto, toda palavra com mais de uma sílaba terá uma das sílabas acentuada, que é a sílaba tônica e que tem maior proeminência acentual.

As demais sílabas da palavra são denominadas sílabas átonas e têm menor proeminência acentual quando comparada com a sílaba tônica da palavra.

Tipos de acento das vogais ou sílabas

  • Tônica ou acentuada
  • Átona ou não-acentuada

Portanto, em palavras dissílabas ou polissílabas as vogais ou sílabas podem ser tônicas ou átonas, sendo uma destas a sílaba tônica ou sílaba acentuada.

Monossílabos têm somente uma sílaba e esta será a sílaba sílaba tônica ou sílaba acentuada.

Nas transcrições fonéticas utilizamos o símbolo [ ˈ ] para indicar a sílaba tônica.

O símbolo [ ˈ ] deverá preceder sílaba tônica ou sílaba acentuada.

Por exemplo, na palavra batata a sílaba medial [ta] é que tem proeminência acentual e será precedida do símbolo [ ˈ ]: [baˈtatə] ‘batata’.

Cada palavra com mais de uma sílaba tem um único símbolo [ ˈ ].

Proeminência Acentual:

  • Vogais ou sílabas podem ser acentuadas ou não-acentuadas.
  • Vogais ou sílabas acentuadas são denominadas vogais ou sílabas tônicas.
  • Vogais ou sílabas não-acentuadas são denominadas vogais ou sílabas átonas.

Acento primário e secundário

A vogal ou sílaba tônica ou acentuada recebe o acento primário que caracteriza a proeminência acentual da palavra.

Em alguns casos, em palavras polissílabas, uma das sílabas que precedem o acento tônico podem ter certo destaque de proeminência acentual. Neste caso temos o acento secundário que tem menor proeminência acentual do que o acento primário, mas tem maior proeminência acentual do que as demais sílabas átonas da palavra.

  • O acento primário é indicado pelo símbolo [ˈ]: [kaˈfɛ]
  • O acento secundário é indicado pelo símbolo [ˌ]:: [ˌkafɛˈzĩɲʊ]

Toda palavra que tem acento secundário tem obrigatoriamente uma vogal ou sílaba com acento primário.

 

O acento e o sistema sonoro

No Português Brasileiro o acento tem papel crucial na organização do sistema sonoro.

Vogais têm distribuição específica em sílabas tônicas e átonas.

Certas vogais ocorrem somente em um local na palavra. Por exemplo, vogais reduzidas ocorrem tipicamente em posição postônica.

Sons que ocorrem em sílabas não-acentuadas podem sofrer redução segmental ou lenição no português brasileiro. A redução segmental ou lenição caracterizam a perda de magnitude das propriedades articulatórias dos sons.

Classificações do Acento

Classificação de tipos de acento da sílaba

Uma palavra apresenta uma única vogal ou sílaba tônica. Por outro lado, as sílabas átonas podem ser: pretônicas, postônicas mediais ou postônicas finais.

Pretônica: precede a sílaba tônica ou acentuada

Tônica: contem a sílaba acentuada

Postônica medial: segue a sílaba tônica e precede a sílaba postônica final

Postônica final: ocorre na posição átona em final de palavra

pretônicapretônicatônicapostônica medialpostônica final
 ABORA
 aˈbɔɾə
ACAMICO
akaˈdẽ

.

Classificação de tipos de acento quanto ao local em que ocorre na palavra

Toda palavra tem um início e um final. Para classificar o tipo de acento em relação ao local em que ocorre na palavra partimos sempre da borda à direita da palavra, podendo o acento ser classificado como: final, penúltimo ou antepenúltimo.

Final: O acento ocorre na sílaba mais à direita da borda da palavra.

sabiá [sabiˈa]

Penúltimo: O acento precede a sílaba mais à direita da borda da palavra.

sabia [saˈbiə]

Antepenúltimo: O acento ocorre na segunda posição mais à diretia a partir da borda da palavra.

sábia [ˈsabɪ̯ə]

 

Classificação do tipo de acento das palavras

 Os termos oxítona, paroxítona e proparoxítona dizem respeito à classificação da palavra em relação ao acento. Uma palavra pode ser oxítona, paroxítona e proparoxítona.

Oxítona: A última sílaba da palavra tem proeminência acentual.

Paroxítona: A penúltima sílaba da palavra tem proeminência acentual.

Proparoxítona: A antepúltima sílaba da palavra tem proeminência acentual.

síLAbA

a sílaba

Toda sílaba é constituída de um núcleo que é o pico da sílaba e no português é sempre ocupado por uma vogal.

O núcleo de uma sílaba pode ser ou não precedido de partes periféricas que precedem ou seguem o núcleo. As partes periféricas são opcionais e quando ocorrem são preenchidas por uma consoante, como, por exemplo, na palavra mês.

o núCLEO da sílaba

O núcleo de qualquer sílaba é uma vogal. A vogal pode ser um monotongo, ou seja uma vogal que ocorre sozinha na sílaba como em [pa]; ou pode ser um ditongo em que uma vogal é seguida ou precedida de um glide na mesma sílaba como em pai [ˈpaɪ̯]  ou ócio [ˈɔsɪ̯ʊ].

No caso dos ditongos a vogal é o núcleo da sílaba e o glide ocupa a parte periférica que precede ou que segue o núcleo da sílaba. Nos ditongos a vogal e o glide ocorrem na mesma sílaba. Quando duas vogais em sequência ocupam sílabas diferentes ocorre um hiato, como, por exemplo em país [paˈis].

O acento sempre precede o núcleo da sílaba, como em ócio [ˈɔsɪ̯ʊ] ou precede a parte periférica que precede o núcleo da sílaba, como em pai [ˈpaɪ̯].

Consoantes Que precedem o núcleo

No português brasileiro, a parte periférica que precede o núcleo pode receber todas as consoantes exceto o tepe [ɾ] e as consoantes palatais [ʎ, ɲ]. Em algumas variedades dialetais ocorre a vibrante múltipla [ř] que pode ser confundida com o tepe, mas que tem propriedades articulatórias distintas. As palavras lhe, lhama e nhoque, de alguma maneira, são contra-exemplos para a afirmativa acima de que [ʎ, ɲ] não ocorrem em início de palavra. Elas são consideradas exceções à esta generalização.

Há casos em que duas consoantes precedem o núcleo. Nestes casos uma das consoantes é oclusiva ou fricativa e a consoante que a segue é um tepe ou uma lateral alveolar, como nos seguintes exemplos ilustrativos: prato [ˈpɾatʊ], fraco [ˈfɾakʊ], atlas [ˈatləs], blusa [ˈbluzə].

Quando duas consoantes precedem o núcleo da sílaba dizemos que ocorre um encontro consonantal tautossilábico. Ou seja, as duas consoantes ocorrem na mesma sílaba.

Consoantes Que seguem o núcleo

No português brasileiro, a parte periférica que segue o núcleo apresenta dois conjuntos de consoantes distintos. Nestes dois grupos quando a consoante que segue o núcleo é imediatamente seguida de outra consoante na próxima sílaba dizemos que ocorre um encontro consonantal heterossilábico, como, por exemplo na palavra pasta [ˈpastə] em que a sibilante [s] ocorre após ao núcleo e é imediatamene seguida da consoante [t] na sílaba seguinte.

O primeiro grupo de consoantes que seguem o núcleo é constituído das sibilantes [s,ʃ]: mês [mes], pasta [ˈpastə]; dos róticos [h,x,ɾ,ɹ]: mar [mah], carta [ˈkahtə] e da lateral velarizada [ɫ] e glide posterior [w]: sal [saɫ] ou [saw] salto [ˈsaɫtʊ] ou [ˈsawtʊ].

No passado, ocorreram consoantes nasais na parte periférica que segue o núcleo em palavras como bom [bõ], campo [ˈkãpʊ] e santo [ˈsãtʊ]. Contudo, atualmente consoantes nasais não ocorrem na parte periférica que segue o núcleo em português. Ou seja, pronúncias como bom [bõm], campo [ˈkãmpʊ] e santo [ˈsãntʊ].  não ocorrem no português. Ou seja, embora as letras ‘m’ e ‘n’ ocorram na ortografia elas não são pronunciadas quando o som seguinte é consoante.

O segundo grupo de consoantes que seguem o núcleo é composto por uma sequência de oclusiva ou fricativa e a consoante seguinte pode ser oclusiva, fricativa ou nasal. Neste grupo de consoantes uma vogal [ɪ] pode ou não ser pronunciada entre as duas consoantes. Esta vogal [ɪ] é denominada ‘vogal epentética’ e em alguns casos pode ocorrer como a vogal [e]. Considere os seguintes exemplos ilustrativos: pacto [ˈpaktʊ] ou [ˈpakɪtʊ], dogma [ˈdɔgmə] ou [ˈdɔgɪmə], pneu [ˈpneʊ̯] ou [peˈneʊ̯].

Observe que quando não ocorre a vogal epetética, por exemplo, em pacto [ˈpaktʊ] temos um encontro consonantal heterossilábico formado por [k] seguido de [t] na sílaba seguinte. Quando a epêntese ocorre, como por exemplo, em pacto [ˈpakɪtʊ], não ocorrerá encontro consonantal.

Tipos de sílaba

As sílabas podem ser classificadas em dois tipos.

O primeiro tipo considera quantos sons ocorrem após o núcleo e são classificadas como sílabas pesadas ou leves. Sílabas pesadas devem obrigatoriamente ter um som após o núcleo. Por exemplo, uma consoante pode seguir o núcleo como em mês [mes]; pasta [ˈpastə] dogma [ˈdɔgmə]. Ou um glide pode seguir o núcleo para formar uma sílaba pesada como em baile [ˈbaɪ̯lɪ]. Sílabas leves terminam em um núcleo simples, ou monotongo, como, por exemplo, [pa] ou ali [aˈli]. No caso da palavra ali a primeira sílaba [a] é leve e não tem partes periféricas. A segunda sílaba da palavra ali também é leve e tem uma parte periférica que precede o núcleo que tem a consoante [l]. Nos dois casos ocorre um monotongo sem ser seguido por qualquer parte periférica.

O segundo tipo de classificação das sílabas considera em que tipo de som a sílaba termina e elas podem ser classificadas como fechadas ou abertas. Sílabas fechadas são também denominadas sílabas travadas. Uma sílaba fechada ou travada termina em um som consonantal. Assim, as palavras mês [mes]; pasta [ˈpastə] dogma [ˈdɔgmə] têm uma sílaba pesada. Por outro lado, uma sílaba aberta termina em vogal, como, por exemplo [pa] ou ali [aˈli].

É possível afirmar sílabas leves terminam em vogais e são, portanto classificadas como sílabas abertas.

Por outro lado, sílabas pesadas que terminam em consoante são classificadas como sílabas fechadas. Entretanto, sílabas pesadas que terminam em glides, ou seja ditongos, são classificadas como sílabas abertas.

Em algumas línguas, como o inglês, por exemplo, os dicionários fazem uso de um pontinho para separar as sílabas. Se fizéssemos uso de um ponto para separar as sílabas do português teríamos por exemplo [pa.ɾaˈlɛ.lə] paralela. Tipicamente, não se marca a separação de sílabas no português.

Contudo, quando se faz referência à divisão de sílabas é comum utilizar um cifrão $. Por exemplo, ao afirmar que as sibilantes são vozeadas quando seguidas de consoantes vozeadas em limite de sílabas pode-se utilizar a seguinte notação: C+$C+. Neste caso, C representa uma consoante, + representa o vozeamento da consoante e $ representa o limite da sílaba.

É comum fazer uso dos símbolos C (consoante) e V (vogal) para indicar a composição das sílabas de uma palavra. Por exemplo, a palavra primeiros [pɾiˈmeɪ̯ɾʊs] pode ter sua composição indicada como CCV$CVV$CVC ou CCV.CVV.CVC.