Fonética Articulatória

Quadro fonético

Introdução

O que é o Quadro Fonético do IPA?

O Quadro Fonético do IPA (lê-se: [ˈipə]) é um sistema de notação de símbolos fonéticos tendo como base a escrita alfabética latina. Foi criado em 1886, um grupo de professores franceses e britânicos. Cada um dos símbolos faz referência a parâmetros articulatórios. Em princípio, os sistema de símbolos do IPA permite transcrever todo sons de qualquer língua. O objetivo do conjunto de símbolos do IPA é homogeneizar o registro escrito da notação fonética. É um sistema de símbolos amplamente utilizado nas áreas de Fonética, e também nos registros de pronúncia de dicionários

Como saber pronunciar os símbolos fonéticos do IPA?

Cada um dos símbolos fonéticos do IPA faz referência a parâmetros articulatórios específicos. Os parâmetros articulatórios estão relacionados com o movimento do trato vocal. Cada símbolo de vogal e consoante pode ser classificado de acordo com seus respectivos parâmetros articulatórios. Por exemplo, [p] é classificado como ‘oclusiva bilabial não-vozeada’ e [i] é classificado como ‘vogal alta anterior não-arredondada’.

Podem ser utilizados símbolos diferentes dos apresentados no Quadro do IPA?

Idealmente, é desejável que somente os símbolos do IPA sejam utilizados. Este é sempre o caso na literatura especializada em Fonética e Fonologia. Contudo, algumas vezes, outros símbolos são utilizados para fins didáticos.

Por exemplo, o símbolo [ɾ] representa o ‘tepe alveolar vozeado’ e a sua articulação diz respeito a uma breve batida da ponta da língua nos alvéolos. Contudo, em dicionários que registram a variedade americana do inglês, por exemplo, o tepe é comumente transcrito algumas como [t̬]: ‘city’ [ˈsɪt̬.i]. A razão é porque há alternância entre [t] como em ‘it can’ (com oclusiva alveolar) e [t̬] como em ‘it is’ (com um tepe). Portanto, por propósitos didáticos há registros de símbolos diferentes dos propostos pelo IPA para transcrever certos sons. Desde que haja justificativa pertinente e ela seja explicitada é aceitável.

Em alguns casos pode haver debate quanto ao uso de um símbolo. Este é o caso do ‘a’ átono em final de palavras em português, que é transcrito por alguns autores como [ə] (Marusso & Cristófaro Silva, 2007) e por outros autores como [ɐ] (Barbosa, 2012).

Existem símbolos fonéticos concorrentes aos do Quadro do IPA?

Idealmente, é desejável que sejam utilizados somente os símbolos do IPA. Contudo, historicamente alguns símbolos foram utilizados na literatura, sobretudo norte-americana, em concorrência com os símbolos do IPA (Cristófaro Silva, 2015):

Atualmente, é sistemático o uso de símbolos do IPA na literatura em Fonética e Fonologia.

Quadros Fonéticos

Teclados

Digite as transcrições fonéticas nos teclados virtuais e copie e cole em editores de texto.