Fonologia Natural

Fonologia é a ciência que estuda a organização gramatical dos sons das línguas. Transcrições fonológicas são apresentadas entre barras transversais: /…/ e refletem o conhecimento abstrato que o falante tem da sonoridade daquela língua. Transcrições fonológicas não são pronunciáveis.

Representações fonológicas

As representações gramaticais da Fonologia recebem várias denominações dependendo do modelo teórico que as utiliza, como, por exemplo: representação fonêmica, representação subjacente, representação lexical, representação mental, output, gestos ou exemplares.

O conteúdo das representações fonológicas passa por procedimentos de análise que permitem que elas sejam pronunciadas. Na figura que segue a representação fonológica da palavra PLÁSTICO é apresentada como / ˈplaStiko/ e se relaciona com as diversas pronúncias que são apresentadas à direita.

O fonólogo deve buscar explicações para o fato das diversas pronúncias serem possíveis com ampla compreensão dos falantes das diversas formas fonéticas.

 

As representações fonológicas podem ser segmentais ou suprasegmentais. Representações segmentais consideram a representação abstrata dos sons. Representações suprassegmentais consideram a representação do ritmo e da entoação.