Fonética Articulatória

Sons não utilizados na fala

Arroto

O arroto, ou eructação, é a liberação de gases do estômago pela boca. Esses gases encontrados no estômago geralmente são provenientes de ar deglutido não absorvido pelo organismo.

Engasgo

O ato de engasgar está relacionado com uma falha da epiglote em bloquear o acesso de alimentos ao pulmão durante o processo de deglutição. A epiglote é o órgão responsável por coordenar a entrada de ar na laringe e a entrada de alimentos no esôfago. Através dos movimentos de levantar e abaixar, a epiglote pode liberar ou bloquear, respectivamente, a entrada de ar na laringe. Dessa forma, quando a epiglote não obstrui a laringe durante o processo de deglutição, partículas de alimento podem se dirigir ao pulmão, causando o engasgo, que seria a respiração comprometida por partículas sólidas e a liberação de tais partículas.

Espirro

O espirro é uma explosão involuntária da corrente de ar através do nariz e da boca, ocasionada por uma irritação das membranas mucosas do nariz ou da garganta. Este mecanismo de defesa do corpo humano é utilizado para expelir substâncias prejudiciais ao organismo, tais como ácaros, pó, pólen, vírus e bactérias. Quando essas partículas são inspiradas e entram em contato com as terminações nervosas das narinas, o cérebro prepara os pulmões para expelir uma coluna de ar maior do que a normal, suficiente para expelir tais partículas agressoras. O jato de ar, gotículas salivares e secreções nasais – o espirro – pode chegar a uma velocidade de até 160 km/h. Não é aconselhável segurar um espirro, pois isto pode ocasionar uma maior pressão na área dos ouvidos, provocando dores, infecções ou até mesmo o rompimento do tímpano.

Pigarro

O pigarro é um ato que pode ser voluntário ou involuntário e que se refere ao ato de pressionar uma prega vocal contra a outra, gerando atrito na glote. Esse processo geralmente é feito para eliminar mucos da laringe.

Ronco / Apneia do sono

O Ronco, ou ressono, é o som produzido pela vibração do ar que, ao ser inspirado, sofre algum tipo de obstrução parcial (hipopnéia) nas vias respiratórias superiores, na faringe, ou na cavidade nasal. Já a apinéia do sono se refere a uma obstrução total do ar, provocada pelo fechamento da faringe, que ocasiona paradas respiratórias (10 segundos ou mais de respiração interrompida).

As causas desses distúrbios são variadas. No caso do ronco posicional, a posição em que a pessoa dorme pode fazer com que a língua pressione a garganta, causando obstrução. Já no caso do ronco rítmico, os fatores podem ser adenóides muito grandes, amígdalas, tumores, rinites, etc. Desvio do septo nasal, rinites, sinusites e pólipos nasais podem levar a obstrução nasal e forçar uma respiração bucal. Fatores como uso de álcool, sedativos ou a própria perda de elasticidade da faringe com a idade podem influenciar o relaxamento do músculo da faringe. Finalmente a obesidade também pode ser considerada causa do ronco/apinéia, pois a faringe é passível de infiltração gordurosa, podendo, então, sofrer obstrução.

O ronco e a apinéia, se não tratados, podem levar à incidência de doenças cardiocirculatórias, diabetes, obesidade, fadiga e sonolência diurna.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apn%C3%A9ia_do_sono/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronco/
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/070312_sau_ronco.htm/

Soluço

O soluço é um fenômeno no qual contrações espasmódicas e involuntárias do diafragma, seguidas do fechamento da glote, levam a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório. Através dos movimentos de distensão e relaxamento do diafragma, o ar é forçado a entrar no estômago, mas logo é expulso, com um ruído característico. O soluço benigno geralmente ocorre devido a disfunções do sistema nervoso, distensão gástrica (ingestão de bebidas alcoólicas ou carbonadas), deglutição de alimentos em grandes quantidades, ansiedade, etc. Já o soluço persistente / incessante pode ocorrer devido á causas neurológicas, metabólicas, cirúrgicas ou devido a neoplasias. O soluço benigno geralmente pode ser resolvido ao forçar o diafragma a funcionar junto com a respiração, interrompendo o ciclo respiratório durante alguns segundos.

Tosse

A tosse é uma contração espasmódica da cavidade torácica, na qual o ar é expelido fortemente dos pulmões, acompanhado de um som característico. Esse processo ocorre geralmente para livrar o organismo de substâncias agressoras (vírus, fungos, bactérias) que já se encontram na garganta, laringe, traquéia ou pulmões. Além das tosses comuns, há ainda tosses persistentes (ocasionadas por alergias ou patologias mais sérias) e tosses psicogênicas (ocasionadas por razões psicológicas ou sociais).

Quando a tosse ocorre devido ao fato de uma porção de comida ter descido pela traquéia ao invés do esôfago (devido a uma falha na glote), ela geralmente é chamada de engasgo. Algumas complicações podem surgir de tosses contínuas, tais como desmaios, insônias, vômitos induzidos ou até mesmo lesões nas costelas ou inflamação dos tecidos na região próxima às costelas.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tosse