Português

Dados relativos à língua portuguesa

Países e territórios que adotam o português como língua oficial ou que têm línguas crioulas baseado no português:

Linguísticos:
– Família: Indo-Europeia > Itálica > Românica (Latina) > Românica Ocidental.
– Línguas da mesma família: castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outras.
– Escrita: alfabeto latino.
– Código de língua: ISO 639-1:-; ISO 639-2: pt; ISO 639-3: por; SIL: POR.
– Unidades lexicais do Português: aproximadamente 400 mil (HOUAISS, 2001).

 Arte elaborada por Freitas (2015).

Português no Brasil

Clique sobre um dos estados no mapa do Brasil para ouvir amostras sonoras dos dialetos falados na região.

Os usuários se comprometem a fazer uso estritamente científico do material de áudio disponibilizado nesta página. Violações deste comprometimento e uso inadequado do material estará sujeito às penas da legislação vigente.

SItEs de iNtEREssE

Museu da Língua Portuguesa – O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 20 de março de 2006, estando localizado na Estação da Luz, na cidade de São Paulo. O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e tem exposições permanentes e temáticas. Apresenta importante acervo histórico e moderno sobre a língua portuguesa.

A língua portuguesa (UFRN) – Organizado pelo professor Adelardo Medeiros e colaboradores o site oferece informações históricas e atuais sobre a língua portuguesa.

ALIB (Projeto Atlas Linguístico do Brasil) – O Projeto ALiB fundamenta-se nos princípios gerais da Geolinguística contemporânea e apresenta resultados de pesquisa em dialetologia do Brasil.

Ministério das Relações Exteriores – Apresenta informações sobre as relações educacionais entre o Brasil e outrsos países. Informa sobre o exame de proficiência em português para estrangeiros: CELPE-Bras.

Só Português – O site apresenta informações sobre a língua portuguesa e conta com vários exercícios para que o usuário possa praticar o que aprendeu.

Infoescola – Site sobre o ensino do português, sobretudo de gramática. Apresenta material importante sobre o acordo ortográfico de 1990. Um conjunto de exercícios de ortografia é apresentado.

Norma Culta – Especializado no ensino da norma culta o site apresenta conteúdo sobre Fonologia, considerando sobretudo questões que podem ser disponibilizadas em concurso públicos.