Introdução

Linguística e áreas de conhecimento

O que é?

A Linguística é a ciência que estuda os fenômenos relacionados à linguagem verbal humana, buscando entender quais são as características e princípios que regem às estruturas das línguas do mundo. Aos linguistas, então, cabe estudar e formular explicações acerca das estruturas e dos mecanismos da linguagem em geral. O linguista pode estudar a linguagem, analisando suas modificações durante um determinado período (Linguística diacrônica ou histórica), ou, então, estudar uma determinada língua no seu estágio de evolução atual (Linguística sincrônica).

Divisões da Linguística

O estudo da linguagem se dá através de diversas áreas que constituem o campo da Linguística. Algumas dessas áreas estão representadas na figura abaixo, sendo que cada uma ainda possui outras ramificações (como, por exemplo, a Fonética, que se divide em Fonética Articulatória, Fonética Acústica, Fonética Auditiva e Fonética Instrumental).

Áreas de trabalho

O estudante de Linguística pode se dedicar a profissões relacionadas a diversas áreas de trabalho, tais como o ensino de língua materna e/ou estrangeira, o planejamento Linguístico-social, a tradução e interpretação, a dramaturgia, a fonoaudiologia, as línguas de sinais, a Linguística computacional, a Linguística indígena, a Linguística forense, etc. Para trabalhar nessas áreas, o estudante deve se formar em Letras, dando ênfase na respectiva área de interesse e/ou se formando de maneira complementar em outras áreas de estudo.

Os temas abordados pelas disciplinas de Fonética e Fonologia são relevantes para diversas formações profissionais:

  • Letras investiga a sonoridade na aquisição de língua materna e de segunda língua e também o uso da linguagem na literatura.
  • Línguas Estrangeiras o sotaque em língua estrangeira pode ser aperfeiçoado com o conhecimento da sonoridade.
  • Pedagogia intrumenta professores para alfabetizar crianças e adultos. É importante a relação entre sonoridade e escrita.
  • Fonoaudiologia utiliza o conhecimento sobre a sonoridade na caracterização da fala com e sem patologias.
  • Psicologia investiga aspectos da sonoridade atrelados ao desenvolvimento psicológico.
  • Comunicação comunicar oralmente tem relação não apenas com o que se diz, mas também com a sonoridade: como foi dito.
  • Artes Cênicas devotam o conhecimento da sonoridade para a interpretação de sotaques específicos de personagens.
  • Música busca a interpretação da sonoridade atrelada à melodia.
  • Antropologia para compreender as relações sociais e culturais em diversas sociedades faz-se necessário conhecer a sonoridade das línguas estudadas.
  • Fonética Forense cada indivíduo tem características particulares de sua fala. Os estudos da sonoridade podem auxiliar na caracterização da fala de um indivíduo, por exemplo, para fins judiciais.
  • Tecnologia da Fala busca compreender a sonoridade entre os humanos para buscar máquinas mais eficientes em termos de comunicação.

Esperamos que os vários conteúdos apresentados no site sejam útil para os aprendizes e possam contribuir com o trabalho desenvolvido pelos professores.

Sites de interesse

  • ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística.
  • Ethnologue – Site enciclopédico com o catálogo das 6.912 línguas vivas do mundo conhecidas até hoje (em inglês).
  • LingForum.com – Fórum internacional que inclui tópicos sobre os departamentos da Linguística e sobre áreas como Sintaxe, Semântica, Morfologia, Fonética & Fonologia, entre outras áreas linguísticas (em inglês).
  • ReVEL – Revista Virtual de Estudos da Linguagem – Revista eletrônica com vasto material sobre diversas áreas relacionadas aos estudos linguísticos, principalmente no Brasil. Artigos, resenhas e inclusive entrevistas com profissionais da área.
  • SIL Brasil – Estudos da SIL sobre os grupos índigenas do Brasil, suas línguas e culturas. Materiais relativos a essas línguas, tais como dicionários, gramáticas, publicações e trabalhos.
  • SIL International – Summer Institute of Linguistics – Site da Associação Internacional de Linguística. Bancos de dados das línguas documentadas, materiais e publicações. Seção para download de fontes e programas utilizadas na análise da fala (em inglês).
  • The Linguist List – Fórum organizado por linguistas, professores e estudantes, com o propósito de catalogar e analisar as diversas línguas de todo o mundo. Informações como línguas faladas em um determinado país, dialetos, família e grupo (além de materiais e publicações) (em inglês).