Linguística


O que é?


A Linguística é a ciência que estuda os fenômenos relacionados à linguagem verbal humana, buscando entender quais são as características e princípios que regem às estruturas das línguas do mundo. Aos linguistas, então, cabe estudar e formular explicações acerca das estruturas e dos mecanismos da linguagem em geral. O linguista pode estudar a linguagem, analisando suas modificações durante um determinado período (Linguística diacrônica ou histórica), ou, então, estudar uma determinada língua no seu estágio de evolução atual (Linguística sincrônica).



Divisões da Linguística


O estudo da linguagem se dá através de diversas áreas que constituem o campo da Linguística. Algumas dessas áreas estão representadas na figura abaixo, sendo que cada uma ainda possui outras ramificações (como, por exemplo, a Fonética, que se divide em Fonética Articulatória, Fonética Acústica, Fonética Auditiva e Fonética Instrumental).



Áreas de trabalho


O estudante de Linguística pode se dedicar a profissões relacionadas a diversas áreas de trabalho, tais como o ensino de língua materna e/ou estrangeira, o planejamento Linguístico-social, a tradução e interpretação, a dramaturgia, a fonoaudiologia, as línguas de sinais, a Linguística computacional, a Linguística indígena, a Linguística forense, etc. Para trabalhar nessas áreas, o estudante deve se formar em Letras, dando ênfase na respectiva área de interesse e/ou se formando de maneira complementar em outras áreas de estudo.
© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG