Libras


Alfabeto Manual


Uma maneira de se comunicar em Libras é através do alfabeto manual. A partir de configurações das mãos é possível representar letras dos alfabetos das línguas orais. Esse alfabeto é utilizado para soletrar nomes próprios, palavras que ainda não possuem um sinal representativo, para explicar a um ouvinte o significado de um sinal da língua de sinais, e também pode ser utilizado por um ouvinte que desconhece um determinado sinal.


Neste vídeo você poderá aprender todas as letras do alfabeto a partir do alfabeto manual.




Números


Na Libras os números cardinais podem ser representados de duas formas diferentes. Quando usados como código representativo, para representar número de telefone ou número de casa, por exemplo, eles devem ser sinalizados da seguinte forma:


Libras

Imagem obtida na apostila “Aprendendo Língua de Sinais como Segunda Língua” – NEPES – CEFET/SC, disponível no link <http://www.palhoca.ifsc.edu.br/materiais/apostila-libras-basico/Apostila_Libras_Basico_IFSC- Palhoca-Bilingue.pdf>


Assista ao vídeo abaixo que ensina a representação em Libras dos números cardinais quando utilizados como código representativo.



Quando os números cardinais são usados para quantidade, por exemplo, a quantidade de pessoas que estão presentes em um evento ou a quantidade de maçãs que foi comprada, esses números devem ser sinalizados da seguinte forma:


Libras

Imagem obtida na apostila “Aprendendo Língua de Sinais como Segunda Língua” – NEPES – CEFET/SC, disponível no link <http://www.palhoca.ifsc.edu.br/materiais/apostila-libras-basico/Apostila_Libras_Basico_IFSC-Palhoca-Bilingue.pdf>


Assista ao vídeo abaixo que ensina a representação em Libras dos números cardinais quando utilizados como quantitativos.



Ao comparar as duas formas de se representar os números cardinais é possível notar que somente nos números de 1 a 4 há diferença de configurações das mãos entre números cardinais utilizados como código representativo e números cardinais utilizados como quantitativos.


Saudações, Despedidas e Apresentação


O ato de cumprimentar ou se despedir de alguém é comum entre as pessoas de qualquer sociedade, seja utilizando uma língua oral ou uma língua de sinais. Assista aos vídeos abaixo para aprender algumas formas de saudações e de despedidas em Libras.





Ao conhecer uma pessoa é fundamental se apresentar rapidamente com informações pessoais básicas, informando o nome e a idade, por exemplo. No vídeo abaixo você poderá aprender a trasnmitir algumas informações pessoais básicas em Libras.




Apresentações


Nos próximos vídeos você poderá assistir a duas apresentações em Libras que reúnem as informações que foram expostas aqui. Veja como se apresentar em Libras com informações importantes sobre você, como o seu nome, sua idade, a cidade onde mora, etc.




Observe que na primeira apresentação, após soletrar o nome, a pessoa faz o seguinte sinal:


Libras

Imagem obtida de CAPOVILLA, F. C RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira. V.1 e 2. São Paulo: EDUSP, 2001.


Esse sinal é referente ao sinal pessoal, considerado um nome em Libras. Uma pessoa recebe seu sinal pessoal, escolhido por um surdo, de acordo com suas características pessoais ou por sua forma de agir. Geralmente, ao se apresentar, a pessoa soletra seu nome e em seguida realiza seu sinal pessoal.


© 2008 Projeto Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia - UFMG