Fonética Acústica

Introdução

o que é?

A Fonética acústica é o ramo da Fonética que investiga os aspectos acústicos e as propriedades físicas dos sons da fala. 

As propriedades físicas investigadas pela fonética acústica se referem à amplitude, frequência, duração, frequência fundamental e conteúdo espectral da onda sonora. A análise acústica é feita através de espectrogramas e oscilogramas (ou formas de onda).  

O estudo da fonética acústica teve grande avanço principalmente no final do século 19, quando ocorreu a invenção do fonógrafo, por Thomas Edison. Esse dispositivo permitiu que o sinal da fala fosse gravado para depois ser processado e analisado. Logo em seguida surgiram estudos a respeito do espectrograma e dos formantes. A Teoria Acústica da Produção da Fala (Fant, 1960) ofereceu avanços teóricos importantes.

Análise acústica dos sons da fala

No estudo da fala a análise acústica tem por objetivo analisar os correlatos físicos dos sons da fala visando a compreender as propriedades tanto de classes de segmentos quanto de segmentos particulares. Por exemplo, a obstrução da passagem da corrente de ar que é característica das consoantes oclusivas tem correlato acústico no espectrograma como um espaço em branco (que corresponde à falta de energia) e na forma de onda corresponde a uma linha reta (ou quase reta). Outro exemplo é a caracterização acústica em espectrogramas de vogais através da análise dos formantes – que são barras horizontais escuras – e em formas de ondas apresentam amplitude alta.

A análise acústica permite também a avaliação de propriedades particulares. Por exemplo, é possível avaliar se oclusivas apresentam ou não a propriedade de aspiração. Outro exemplo é quanto a duração de vogais sendo possível identificar vogais longas e curtas.

Correlatos visuais da acústica segmental

A figura que segue ilustra o osciligrama ou forma de onda (parte superior) e espectrograma (parte inferior). O eixo das abscissas indica o tempo (ms). No espectrograma o eixo vertical (das ordenadas) indica a frequência em hertz (Hz). No oscilograma o eixo vertical apresenta a amplitude.

A figura ilustra a palavra ‘saco’ pronunciada por uma mulher.

A figura tem quatro sons: [ˈsakʊ].

Possíveis aplicações

Os estudos acústicos da fala possuem diversas aplicações:

  • Síntese de voz (conversão de texto para fala)
  • Reconhecimento de voz (conversão de fala para texto)
  • Compreensão da fala (determinação do significado da elocução)
  • Reconhecimento/identificação de locutor
  • Codificação de voz a baixas taxas (compressão)
  • Análise de disfonias (patologias da laringe)

sites de interesse

Praat Programa gratuito que permite a análise acústica da fala.